domingo, 11 de setembro de 2011

Imigração coreana no Brasil



A imigração coreana no Brasil começou oficialmente em 20 de fevereiro de 1963. Antes disso já vinham pequenas família ao Brasil na década de 1950. Sendo que os primeiros coreanos chegaram ao Brasil  em 1918. Eram seis pessoas, que vieram visitar o país e não retornaram. Atualmente estima-se cerca de 250 mil coreanos e descendentes no Brasil. Os coreanos são um dos grupos de imigrantes a vir ao Brasil mais recentemente ao país. Cerca de 92% no estado de São Paulo e destes, 90% moram e trabalham na capital paulista.

Os primeiros imigrantes coreanos que chegaram na cidade de São Paulo no inicio doa anos 1960 se instalaram na Baixada do Glicério. Alí moraram e abriram seus negócios. Com o passar do tempo, a comunidade começou a mudar seu comércio para tradicionais bairros, como o Brás. O bairro preferido dos coreanos para morar passou a ser a Aclimação. Nos anos 90, o comércio atacadista e de produtos mais baratos se fixou no Brás, enquanto as lojas das confecções coreanas voltadas para a moda feminina mudaram-se para o Bom Retiro, estima-se que 80%  dos coreanos instalados no Brasil trabalhem com roupa e que de cada três peças de moda feminina feitas no Brasil, uma delas é feita por empresa da comunidade coreana, onde atualmente vivem aproximadamente 40 mil deles. Por ter os seus negócios naquele bairro, boa parte da comunidade coreana mudou também suas residências para o Bom Retiro, que hoje é um bairro formado também por coreanos, além de outras comunidades como os judeus, árabes e gregos. Muitos coreanos de baixa renda (refugiados do norte) também migraram para São Paulo e região; isso se evidencia no fato de diversos coreanos buscarem auxílio médico de qualidade inferior nos hospitais públicos, UBS e AMA, enquanto seus vizinhos mais abastados do sul preferem se medicar em locais como o Hospital Albert Einstein.

A 6ª Festa da imigração coreana ocorreu nos dias 21 e 22 (Sábado e domingo). A festa, comparada aos anos passados foi a maior graças (também) ao Kpop.


Post by: @Rika_hyun

Nenhum comentário:

Postar um comentário