segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Visual Kei

Bandas como The Gazette, Vivid, L'arc en ciel, X-Japan são chamadas de Visual Kei que é uma cultura japonesa que consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.


The Gazette




O visual kei começou no Japão por volta de 1990 com bandas como X-Japan, L'arc en ciel, Luna Sea, kamaitashi, Kuroyume entre outras. E em 2000 bandas como The Gazette, Moi Dix Mois,Blood entre outras, começaram difundir o visual kei pela Europa e em outros países da América onde já tem muito fãs.


Moi Dix Mois

L'arc en ciel

X-Japan



No Visual Kei também a  subgêneros. Veja algumas:


Kotevi kei

Gênero interpretado e tido como um dos mais proeminentes, ao menos na década de 1990. Pensa-se que o nome foi dado como antônimo de "soft visual kei".
O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas. As bandas atuam predominantemente na cena indie (independente), com poucos grupos atuando como major. A primeira fase de Dir en grey é um exemplo de kotevi kei que chegou a atuar como major. Kotevi kei também é frequentemente chamado de "kote kei". Embora seja comumente tratado como o contrário do soft visual kei, ambos os estilos têm origem na cidade de Osaka e fizeram sucesso em épocas próximas, tendo, portanto, diversas semelhanças.
Dentro do kotevi kei podemos distinguir ainda o "kuro kei (grupo preto)" e o "shiro kei (grupo branco)". 
O kuro kei é caracterizado pelo seu som pesado e obscuro e por suas composições mais rápidas.
O "shiro kei" é voltado para um som melodioso e composições "limpas". A banda responsável pela criação do shiro kei seria L'Arc~en~Ciel, que, no começo de sua carreira, costumava se apresentar com a cor branca em destaque em suas roupas. Além disso, L'Arc~en~Ciel tocava músicas com características dos sons visual kei, mas não tão pesadas e agressivas quanto os trabalhos de alguns de seus contemporâneos do mesmo movimento.

Oshare kei

Encaixam-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion" (com mais pormenores e mais vistosas). Esses grupos explodiram na cena indie entre 2002 e 2004, quando a influência das bandas kotevi kei começou a cair (no final de 2001, Dir en grey começou a distanciar-se bruscamente do kotevi kei, por exemplo). Diz-se que este movimento tem suas raízes nos trabalhos do baroque.
No oshare kei, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas, incorporando uma tendência de um ritmo mais variado. Bandas representativas são AN CAFE, Ayabie, Charlotte, Aicle, SuG, entre outras.


SUG


AN CAFE

AYABIE




Bom, eu coloquei subgêneros mais famosos, porém, a outras vocês podem ter mais informações em: VisualKei 

Vou colocar aqui alguns vídeo com exemplos das músicas. O Visual Kei tem tanto aquele som pesadão como aquele som mais 'pop', se é que assim podemos dizer.
Esse vídeo é o do An Cafe com sua antiga formação e foi a primeira música que eu ouvi deles.



Esse vídeo é o do The Gazette com um som mais pesado.


Esse vídeo é do X-Japan, uma das bandas mais antigas do rock japonês. 
Obs: Só assista esse vídeo se quiser chorar Ç.Ç




Esse vídeo é do L'arc en ciel que por sinal completou 20 anos de banda 





É isso.

ではまた。 



Nenhum comentário:

Postar um comentário