Bandas como The Gazette, Vivid, L'arc en ciel, X-Japan são chamadas de Visual Kei que é uma cultura japonesa que consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.
![]() |
The Gazette |
O visual kei começou no Japão por volta de 1990 com bandas como X-Japan, L'arc en ciel, Luna Sea, kamaitashi, Kuroyume entre outras. E em 2000 bandas como The Gazette, Moi Dix Mois,Blood entre outras, começaram difundir o visual kei pela Europa e em outros países da América onde já tem muito fãs.
![]() |
Moi Dix Mois |
![]() |
L'arc en ciel |
![]() |
X-Japan |
No Visual Kei também a subgêneros. Veja algumas:
Kotevi kei
Gênero interpretado e tido como um dos mais proeminentes, ao menos na década de 1990. Pensa-se que o nome foi dado como antônimo de "soft visual kei".
O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas. As bandas atuam predominantemente na cena indie (independente), com poucos grupos atuando como major. A primeira fase de Dir en grey é um exemplo de kotevi kei que chegou a atuar como major. Kotevi kei também é frequentemente chamado de "kote kei". Embora seja comumente tratado como o contrário do soft visual kei, ambos os estilos têm origem na cidade de Osaka e fizeram sucesso em épocas próximas, tendo, portanto, diversas semelhanças.
Dentro do kotevi kei podemos distinguir ainda o "kuro kei (grupo preto)" e o "shiro kei (grupo branco)".
O kuro kei é caracterizado pelo seu som pesado e obscuro e por suas composições mais rápidas.
O "shiro kei" é voltado para um som melodioso e composições "limpas". A banda responsável pela criação do shiro kei seria L'Arc~en~Ciel, que, no começo de sua carreira, costumava se apresentar com a cor branca em destaque em suas roupas. Além disso, L'Arc~en~Ciel tocava músicas com características dos sons visual kei, mas não tão pesadas e agressivas quanto os trabalhos de alguns de seus contemporâneos do mesmo movimento.
Encaixam-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion" (com mais pormenores e mais vistosas). Esses grupos explodiram na cena indie entre 2002 e 2004, quando a influência das bandas kotevi kei começou a cair (no final de 2001, Dir en grey começou a distanciar-se bruscamente do kotevi kei, por exemplo). Diz-se que este movimento tem suas raízes nos trabalhos do baroque.
No oshare kei, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas, incorporando uma tendência de um ritmo mais variado. Bandas representativas são AN CAFE, Ayabie, Charlotte, Aicle, SuG, entre outras.
![]() |
SUG |
![]() |
AN CAFE |
![]() |
AYABIE |
Bom, eu coloquei subgêneros mais famosos, porém, a outras vocês podem ter mais informações em: VisualKei
Vou colocar aqui alguns vídeo com exemplos das músicas. O Visual Kei tem tanto aquele som pesadão como aquele som mais 'pop', se é que assim podemos dizer.
Esse vídeo é o do An Cafe com sua antiga formação e foi a primeira música que eu ouvi deles.
Esse vídeo é o do The Gazette com um som mais pesado.
Esse vídeo é do X-Japan, uma das bandas mais antigas do rock japonês.
Obs: Só assista esse vídeo se quiser chorar Ç.Ç
Esse vídeo é do L'arc en ciel que por sinal completou 20 anos de banda
É isso.
ではまた。♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário