sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Uniforme japonês || 学生服

Os gakuseifuku (学生服) uniformes escolares japonesessão as roupas de uso comum nas escolas  do Japão, geralmente baseadas nos uniformes de marinheiros. São habitualmente chamados de seifuku (学生服).
Uniformes masculinos de estudantes do ensino fundamental e da primeira fase do ensino médio são chamados de gakuran (学ラン). O gakuran é um estilo ocidental e costumam ser pretos porém, em algumas escolas são azul marinho escuro.
Através delas podemos também saber quais são as pessoas que estão nas melhores escola. E, até mesmo depois da época escolar as pessoas costumam usar essa vestimenta.
Muitas vezes os uniformes são modificados pelos estudantes como um meio de expor o individualismo, incluindo alongamento ou encurtamento da saia, a remoção da fita, escondendo manchas ou crachás sob o colar, etc. 
Os uniformes tem também uma versão para a época de verão e um uniforme esportivo para a pratica de esportes.
No Brasil, apesar de os uniformes nas escolas brasileiras serem totalmente diferentes, os uniformes japoneses são muito popular entre as pessoas que gostam da cultura japonesa. Essa popularidade se dá através das dramas e animes japoneses que assistimos.
Curiosidades sobre o gakuran: *O segundo botão de cima do uniforme de um macho é muitas vezes dado para uma mulher que está apaixonada, e é considerado uma forma de confissão.O segundo botão é o mais próximo ao coração e se diz conter as emoções de todas as presenças de três anos na escola. Esta prática foi, aparentemente, que se tornou popular por uma cena em um romance de Daijun Takeda .


 As duas imagens seguintes são do Gakuran
















Sapatos
Assim como em casa, na escola, os japoneses tiram os sapatos que usam ao ar livre e colocar o Uwabaku.

Post: Rika

2 comentários: