Conhecida como Muralha da China, Grande Muralha da China ou simplesmente Grande Muralha ( no final tudo tem muralha :B), nada mais é que uma impressionante arquitetura militar, construída durante a China Imperial.
Muitos tinham a a ideia de que se tratava de uma única estrutura, e isso era bem comum. Mas não é bem assim, a Muralha da China foi construída em várias dinastias ao longo de dois milênios e consiste em diversas muralhas.
Construção da Muralha
Relatos dizem que a muralha começou a ser erguida por volta de 221 a.C, por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. E que na época a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores. Sendo os muros construídos por enormes pedras ligadas por argamassa e pasta de farinha de arroz com cal hidratada e continha na época aproximadamente três mil quilômetros de extensão.
Com a morte do imperador Qin Shihuang, a China teve algumas agitações políticas, nesse período as obras da grande Muralha foram paralizadas. Os trabalhos á muralha só foram retomados por volta de 206 a.C., com a ascensão da Dinastia Han ao poder, e foram ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming ( onde adquiriu as atuais feições e cerca de 7 mil quilômetros de extensão).
Por não se tratar de uma única estrutura, as caracteristicas da Grande Muralha variam-se de acordo com a região. Perto de Beijing, por exemplo, os muros foram construídos com blocos de pedras de calcário; em outras regiões, podem ser encontrados o granito ou tijolos no aparelho das muralhas; nas regiões mais ocidentais, de desertos onde os materiais são mais escassos, os muros foram construídos com vários elementos, entre os quais faxina (galhos de plantas enfeixados) foram utilizados. O muro apresenta em média uma largura de 7 metros, na base, 6 metros no topo e alçando mais ou menos uma altura de 7 metros e meio. Cientistas chineses, em 2009, anunciaram que o cumprimento total da muralha é de 8.850 km. ( O.O)
Além dos muros, a muralha compreende ainda elementos como portas, torres de vigilância ( cujo numero estimado por alguns autores é, em cerca de quarenta mil) e fortes. Eram encontrados no pavimento inferior alojamentos, estábulos, e depósitos de armas e suprimentos.
Mas para que essa construção?
A Grande muralha foi construída com um propósito militar, que era de impedir as invasões de tribos nômades oriundas da Mongólia e da Manchúria, essa construção pretendia defender o norte do país contras tais invasores. ( Por isso de tantos fortes e torres).
Os fortes guarneciam posições estratégicas, como passos entre as montanhas. Eram dotados de escadas para a infantaria e de rampas para a cavalaria, funcionando como bases de operação. Eram dominados por uma torre de planta quadrada, que se elevava a até doze metros de altura, e defendiam grandes portões de madeira.
Principais portas
Dentre suas passagens mais importantes (關口 simplificado: 关口) destacam-se:
- Porta Shanhai (山海關)
- Porta Juyong (居庸關)
- Porta Niángzi (娘子關)
Complementando
Teve na China sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei, Han, Yan, Qin e Zhao que para se defenderem das incursões vizinhas cada um destes reinos construiu suas próprias muralhas em terrenos de difícil acesso. No ano de 221 a.C, o reino de Qin conquistou os outros seis estados e resolveu portanto unificar toda China, ordenando a união das muralhas levantadas por cada reino e construir novas tramas.
Hoje em dia
A Grande Muralha é um símbolo do espírito nacional da China, é o cristal de inteligência e de saber do povo da China antiga. ( também acho rsrs)
Apresenta-se como um espaço remarcado de aventuras transformando-se desta forma em importante atração turística, tanto para chineses como para turistas estrangeiros.
Ainda que a Grande Muralha tenha cumprido sua missão por muito tempo, sua permanência para a humanidade constitui em um valiosíssimo legado cultural, histórico, artístico, arquitetônico e turístico.
Curiosidades
- Embora algumas pessoas afirmem que ela é a única construção possivel de ser visualizada da Lua, esta informação não é comprovada.
- Na década de 1980 foi transformada no símbolo da China.
- Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
- É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
- É um dos pontos de turismo cultural mais visitados do oriente.
Algumas fotos e um vídeo ( que particularmente gostei :B)
Post by: @tenshi_jae
Nenhum comentário:
Postar um comentário