sábado, 10 de setembro de 2011

Liberdade

Todo mundo já passou pela liberdade, não é? (quem mora em São Paulo)

Viu aquele lugar cheio de pessoas com olhos puxados, lustres diferentes, entre outras coisas.

Pois é, a Liberdade é  o maior reduto da comunidade japonesa na cidade e  congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.


Disso todo mundo já sabe mas... alguém já parou pra pensar o por que do nome "Liberdade"?






História

O nome do distrito vem da época em que no Brasil existiam escravos, a área era conhecida como Campo da Forca, sendo essa a única "Liberdade" aos escravos ou transgressores. A Igreja da Santa Cruz localizada no centro do bairro era mais conhecida como a Igreja dos Enforcados. Ainda hoje as pessoas vão acender velas para as almas naquele local.No inicio do século XIX o soldado Francisco José de Chagas, o Chaguinhas foi condenado a morte por enforcamento em praça pública por incitar e liderar uma rebelião por atrasos nos salários.

Em sua execução no Campo da Forca a corda da forca se rompeu por três vezes, os presentes aplaudiram e começaram a pedir pela liberdade do condenado, acreditando tratar-se de um milagre. Chaguinhas foi morto a pauladas e enterrado no Cemitério dos Escravos, localizado entre a Rua dos Estudantes e a Almeida Júnior. A capela do Cemitério dos Escravos é a atual Igreja dos Aflitos, que ainda existe por lá.


A influência cultural pode ser sentida nas ruas de luminárias tipicamente orientais (onde até as placas dos estabelecimentos são escritas em caracteres orientais) e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente. Lá se encontram diversos artigos típicos da cultura oriental e japonesa, sendo, então, um ótimo centro de compras destes produtos.
Do distrito da Liberdade também fazem parte o bairro da Aclimação, que nos últimos anos tornou-se uma área de concentração da colônia coreana, a região de várzea que dá nome ao bairro Várzea do Glicério, um enclave com população de baixo poder aquisitivo, e o bairro Morro da Aclimação, além do bairro da Liberdade.


Bom gente a Liberdade seja de dia ou de noite é muito bonita. *-* Eu fui lá hoje e encontrei cada coisa HAHA' é como meu irmão disse: "A gente vê algumas coisas aqui..que nos sentimos normal." xDD não que a gente não seja neh?

É isso, #FUI



Fontes: liberdade

2 comentários:

  1. Muito bom e interessante o seu post =3
    Como ainda não posso ir pro japão (pobre de dinheiro e de lingua), então por enquanto meu sonho é ir na Liberdade (nunca fui pra SP)... quero muiiito ir tbm pq descobri q tem um doce q eu quero provar que encontra lá *---*
    se der irei ano q vem sem falta! E irei voltar de mala cheia

    ResponderExcluir
  2. Vem sim você vai adorar!!tem muitoo coisa boa e interessante na Liberdade...como dizer hum..é o Ponto Turistico dos Otakus kkk.
    Quando vier se quiser pode entrar em contato com a gente..ai podemos te apresentar a Liba que tal?
    Beijos
    By Nana

    ResponderExcluir